sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Chrono Trigger Resurrection: O Que Aconteceu??


http://www.opcoder.com/projects/chrono/media/screenshots/cronosroom3.jpg
Chrono Trigger foi um jogo que realmente, conceituou o que chamamos de RPG. Se antes você via os jogos de RPG's monótonos, chatos, cheio de turnos complexos, classes e armas que nem sempre eram fáceis de se entender, Chrono Trigger fez você amar essa sigla de apenas três letras.
Mas bem, ai vai uma grande questão.."por que parou?"..se algo feito foi realmente bom, lucrou bastante e trouxe renome a produtora..cadê a continuação?
Bem, nesta matéria iremos mostrar o que realmente aconteceu. Mas, antes de mais nada, que fique cláro que aqui, iremos tratar somente do título Chono Trigger, para SNES, não de seu sucessor em CD para o PSOne, Chrono Cross - pois este segue um enredo alternativo ao da história original, porém, com o mesmo tema e elementos. Vamos lá!

Tudo começou em 1999 quando 'Nathan Lazur' estava originalmente desenvolvendo para o N64 como CT64 (Chrono Trigger 64), para aprender a programar e familiarizar com a arquitetura de console.

A partir do final de 1999, Lazur começou a trabalhar na engine para o jogo. Na sequencia de uma entrevista publicada na 'Gamespot' sobre o projeto, Lazur recebeu um email de'Mat Valente' perguntando se ele poderia ajudar na trilha sonora do remake do CT64 (Que foi reconhecido como uns dos mais talentosos Re-makers do cenario musical de videogames), obviamente ele aceitou.

Quando Mat entrou na equipe, Lazur tentou procurar contratar alguns artistas para criar personagens 3D para o game, e ele achou, mas o artista começou a fazer uma versão de polígonos muito abaixo de Crono, então tornou-se evidente que ficou mais difícil colocar os personagens da forma como se precisava deles. Devido a inexperiência de Lazur em programação, ele sentia dificuldades para estruturar o game, então decidiu adiar o projeto e treinar mais, começando no Playstation e Dreamcast para diversificar o seu conhecimento.

Depois de varios meses de treinamento, ele fez uma pausa e foi contratado pela DC Studios em 2001. Depois de alguns anos na DC Studios, ele sentia que precisava de um desafio, então decidiu continuar o projeto no tempo livre. Lazur contatou Mat, perguntando se ele ainda estaria interessado em retomar o projeto de Chrono para a atual geração de consoles da época (DreamCast, PS2, XBOX, etc...). Concerteza ele aceitou. Logo depois disso Lazur ficou pensando em um artista, então ele postou no'GamaSutra' um pedido de artistas para o projeto (com este novo recomeço o projeto ficou para não mais para N64, migrando para PC, sendo que versão para consoles iria ficar para desenvolvedores oficiais. Inicialmente o projeto visava um design 2D/3D, mas a versão final ficou totalmente 3D.)
Enquanto via as respostas da postagem, Lazur conheceu um artista 3D chamado 'Ying David', que era um mega fan de Chrono Trigger, então David virou o 3º integrante
Depois de agosto de 2003, Lazur estava treinando um novo artista 2D 'Luis Martins' sobre como utilizar as ferramentas de trabalho (provavelmente na DC Studios), e começaram a conversar sobre jogos, até que Lazur perguntou "Você gosta de RPG do SNES?", Após um entusiasmado "sim", ele abriu um arquivo de Crono no quarto dele, ele imediatamente perguntou: "Será que Chrono Trigger?!"
Depois Lazur explicou o que ele tinha em mente, e ficou muito feliz de alguém ter logo reconhecido como Chrono, só de bater a vista. No dia seguinte, Lazur convidou Martins para ajudar no projeto como diretor de arte e artista conceitual.
Quase imediatamente depois de ter Luis se juntar à equipe, Lazur percebeu o potencial do projeto ainda mais do que antes. Ele elaborou novos conceitos para os personagens e começou a aumentar a qualidade dos personagens de 1-10 vezes desde que ficassem na direção correta.

Em meados de 2004, estávam prontos para mostrar algo ao mundo fora do projeto, e liberou uma Teaser pequena do personagem principal, Crono. Um mês depois, lançaram uma infinidade de imagens e conceitos pouco antes da E3 de 2004. Eles honestamente não esperavam muita popularidade, mas dentro de uma semana, o site do Crono consumiu quase 1 terabyte de largura de banda devido a quase 1 milhão de visitas únicas!!!. Claro que ficaram chocados.

Após a inauguração, foram recrutados mais desenvolvedores para trabalhar no projeto que são: 'Michel Cadieux', 'Moise Breton', 'Xavier Dang', e 'Michael Demirel'.
http://www.opcoder.com/projects/chrono/media/screenshots/endoftime0.jpg
Mas quando Lazur leu pela primeira vez um Cessar e Desistir (Uma carta cessar e desistir - também conhecido como uma letra C & D - é uma carta legal que instrui a pessoa, grupo ou organização a interromper uma ação ou programa de ações que têm sido consideradas prejudiciais para outra pessoa, grupo ou organização. São emitidas por autoridades legais,  normalmente redigida por um advogado) por e-mail, pensou que era uma piada. Ele, então, por e-mail mandou para seu advogado, e ele disse: "isto não é uma piada."
Quando Lazur disse a equipe, houve reações diversas, mas o sentimento geral foi de decepção. Durante esse tempo, estavam preparando para lançar um trailer para os fãs e, e mudaram a fraze final do trailer de "Coming Soon" para "Obrigado pelo seu apoio".
E é obvio que tentaram contatar a Square, então pediram para advogado enviar uma mensagem a Square-Enix para ver que tipo de solução de compromisso poderia ser feito, mas não deu em nada. Nem se tem certeza se chegou a alguém.
Após o anúncio para o público da interrupção e desistência, decidiram terminar o projeto em particular para eles mesmos, afinal, passaram de 2 a 3 anos com as mãos no projeto e se sentiriam-se muito chateados se não terminá-sem em algum ponto.

Sites de jogos como 1UP e GameSpot chamaram a segunda versão do projeto "ambicioso" e elogiou os seus gráficos, observando que o estilo de arte é mais fiel ao do jogo original, tendo o designer de personagens de Akira Toriyama.
A Nintendo World Report elogiou os gráficos do jogo e da música, e chamou a qualidade da obra de arte "profissional".
1UP jugou o projeto como fechamento "infeliz", mas deduziu que a Square Enix não poderia deixar a possibilidade de um "concorrente" para o remake de Chrono Trigger livre.
GameSpot também expressou sua decepção na decisão da Square Enix para encerrar o "mais avançado" remake feito por fãns de  Chrono Trigger, apontando para o fato de que não há nenhuma notícia de outra sequela oficial, os fãs da série Chrono "foram deixados ao relento".

Ironicamente, quando Luis e Lazur estávam esperando para ver o PlayStation 3 na demonstração da E3 2005, alguns desenvolvedores de jogos japoneses estavam perguntando sobre o estande da Nintendo, e Lazur olhou para seus crachás e viu que eles eram da Square-Enix! Felizmente, Lazur tinha uma foto de Chrono Resurrection no PSP e quando ele mostrou para eles, eles ficaram muito entusiasmados. No final da discussão, que durou uma hora, evidenciou-se que a Square havia mudado de opinião, então eles deram seus cartões de visita.
Infelizmente não temos noticias se o projeto vai continuar, apesar de que, recentemente a Square anda deixando os Fans fazerem seus Re-makes de Chrono Trigger sem interrupção como o Chrono Trigger Crimson Echoes, e existem boatos que a Square esteja tentando contatar Lazur para continuar o projeto., mas nada confirmado...

Os unicos 2 Videos postados...:



Site Oficial:
http://www.opcoder.com/projects/chrono/news/com videos, fotos e musicas remixadas pelo Mat Valente
Fontes:
http://www.chronocompendium.com/Stories/28
http://chrono.wikia.com/wiki/Chrono_Resurrection
Adaptação: By JV...
SoldierJVX Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...