quarta-feira, 12 de junho de 2013

[Monster Hunter] 3rd Vs Ultimate



Resolvi escrever este artigo mostrando algumas das principais diferenças que pude notar, como
representante dos jogadores de MH nos portáteis - primeiro no PSP, e agora no mais novo 3DS.
Mas, ja esclarecendo algumas particularidades deste artigo, vamos pré-definir alguns poréns.
Primeiro, iremos nos ater - como o título sugestivo (de propósito xD) ja diz - apenas a terceira
geração de Monstros da série. Até por que já temos grandes diferenças das ultimas versões da segunda
para terceira geração, mas nosso foco hoje, será outro.
Claro que algumas coisas podem passar, mas tentarei ser abrangente nesse sentido, caso algum detalhe
nos falte, caro leitor, sera sua tarefa sinalizar por meio dos comentários. Beleza?
ATENÇÃO: È possível que eu me empolgue e fuja totalmente do assunto - não posso controlar essa fraqueza - então peço antecipadamente o seu perdão e paciência. Obrigado!
Então vamos lá! #barulinho-da-corneta-de-Begin-Quest
Bom, sabemos que MH nasceu na sony, com seus primeiros títulos rodando no lendário PlayStation 2.
Meu primeiro contato com Monster Hunter? Foi no PlayStation 2 - na verdade um amigo meu havia comprado
o jogo, por recomendação do vendedor, pedindo por um game de ação com RPG muito bom.
Então após toda aquela sequência da intro - que me lembrou um pouco Dino Crisis, mas com bárbaros
correndo atraz dos monstros, não o contrário - fomos pra tela inicial da vila. As poucas roupas do personagem logo geraram uma certa zoação entre os amigos presentes, e logo taxamos o jogo de um lixo. OOOHHH, blasfêmea, eu sei.
Enfim, após muito tempo ter se passado conheci MH em alguns artigos, e como tinha o PSP em alvo de aquisição, foi DOWNLOAD na certa, e comecei a jogar pela 2ª geração do game em expansão: Portable 2nd G. Era uma ISO "Patcheada", traduzida do Japa para o EUA. Virei um Hunter muito dedicado e "raçudo" por assim dizer, tendo em vista a incrível dificuldade de lidar com monstros fortes, apelões, e com HitBoxes mais ferozes ainda. Enfim, após concluir as muitas missões da vila de Pokke, fui para Yukumo. 3rd Generation. Definindo a terceira geração de MH já como super criativa, diferênte e de certa forma, em menor número que a segunda, taxei MHP3rd como o jogo mais fácil de todos. Migrei então para o FU, almejando enfrentar os mais fortes na Guilda.
Bem, definida minha introdução a série, e progressão nas gerações, vamos chegar onde todo mundo quer.
O que mudou nas especificações da 3ª geração no PSP para 3ª geração no 3DS?

Se queremos comparar MH Portable 3rd com MH 3 Ultimate, primeiro vamos ter de analizar a principal mudança.
A de PLATAFORMA.
No PSP, primeiro: nós tinhamos uma certa limitação, tanto de Hardware, quanto de suporte ao game.
Primeiro por que ele não chegou a ser distribuido no Ocidente, ficou restrito ao japão. Mas desde quando barreiras
liguisticas impedem que o PSP faça nossos olhos brilharem com os lançamentos de lá?
Viva os tradutores de ISO! Mas...mesmo assim, de forma oficial, não temos Portable 3rd em nossa biblioteca.
Portanto, o game ficou pouco amigável graças a um conteúdo "adaptado" na gambiarra para nós.
Ja perdemos um pouco nesse ascpecto em relação ao 3DS.
No 3DS, podemos entender todas as razões e porques da história e do jogo em sí - graças a portabilidade que o jogo ganhou da versão 3G japonesa para o idioma mais popular do mundo.
Ter um jogo direcionado para o público Ocidental faz bastante diferênça viu! Essa então, é a nossa primeira diferença.
3Ultimate, como roda numa plataforma mais atual, e com maior poder gráfico e de processamento, trouxe grandes avanços ao jogo graficamente. GRAFICAMENTE!!!
Sim, entrando em detalhes específicos, podemos dizer que, na parte dos Gráficos, realmente 3 Ultimate trouxe grandes mudanças. Primeira delas, é claro, as sombras renderizadas em tempo real. Como assim? Elas não são fixas na modelagem do personagem durante sua criação, mas na verdade são geradas em tempo real, podendo varias de acordo com as condições do ambiente e posição do Hunter em relação a outros elementos.
Exemplo, quando passamos por uma pedra, a sombra do Hunter se distorce conforme o formato da pedra. Quando estamos sobre uma decida, o ladeira, a sombra se estende - como na realidade. Também, a sombra do hunter pode se postar sobre um monstro.
Os efeitos de luz e sombra estão muito bem definidos, assim como texturas e camadas, de acordo com o tipo de monstro, ficam claramente perceptíveis - e claro, enchem nossos olhos!
Mas, como eu disse, graficamente 3 Ultimate é bem mais polido, e melhor modelado.
Porém na parte do DESIGN, Yukumo com seus muitos e coloridos detalhes, ganha.
Como assim? Com o pouco poder de processamento do PSP EM RELAÇÃO ao 3DS, 3rd conseguiu gerar muita cor e transpareceu de forma artística os ares ocidentais no jogo. Podemos dizer que temos até mais DETALHES no design das fazes, e também da Vila de Yukumo, que nos de 3 Ultimate, com o porto de Mooga.


Parece que cada árvore, cada ramo da mesma, balança ou se move no cenário, num ritmo único.
A folhas, e os elementos do cenário compõe de forma individual um rico cenário, o que no 3DS com 3 Ultimate, temos sim gráficos encorpados, e bonitos, mas não temos riqueza em detalhes tão evidentes quanto estamos acostumados (pelo menos
eu) no PSP. Embora seja pacata, e tranquila, a Mooga é um pouco morta, na questão de cores e ambiente. Um pouco sem vida,
em comparação com Yukumo. Em cada canto de ambas, podemos notar isto: seja na Farm, na Home, na Guil Hall (no ultimate podemos colocar sim Port Tanjia, que é o porto dedicado as jogatinas Multiplayer) e outros detalhes visuais.
Então ficamos assim, um grafico BOM (realista, bem trabalhado, definido, polido, brilhante, etc), não é a mesma coisa que um Gráfico BONITO (bem acabado, de bom gosto, colorido, com design temático forte, familiar e carismático) Qualidades distintas entre os 2 jogos. Agora cabe a você, Hunter julgar:o que é melhor, gráficos poderosos, ou bem desenhados?
Claro, são diferenças, vamos deixar claro, não fraquezas ou virtudes - até por que ambos tem as suas.
Apenas meras observações.

Outra grande diferença - bem evidente pra quem já é macaco velho nas versões de console do game - e a questão de ser uma sequência direta da série, e não um "Spin Off", como Portable 3rd.
Em que sentido? Bem, Primeiro, não temos a principal evolução do game em relação aos anteriores do PlayStation.
Que é o mundo sub-aquático. Nisso, Portable 3rd realmente fica devendo. Embora ele engaje as novas mecânicas de batalha e armas melhoradas, como todo o pacote de novos monstros, não nos trouxe o belo Wather World que tanto marcou a terceira geração.
Os jogadores mais assiduos de MH3rd, no entanto, tem em geral uma queixa específica do jogo - que eu compartilho também.
No caso, é a aparente dificuldade, que parece ter sido cortada pela metade. Não que o jogo esteja ruim, é só que ele parece estar com nível Easy ligado o tempo todo! A falta do conteúdo aquático também fica meio que no ar, quando passamos por áreas como Desert Island e Flooded Florest - áreas com muita água, e de onde alguns monstros surgem.
Sentimos também falta de um conteúdo mais variado - temos relativamente menos equips, armas e Decorations que nas versão FreedonUnite/2nd G.
Essa carência, no entanto é totalmente suprida com muitos equipamentos, que juntam partes de vários monstros juntos - coisa um pouco rara no 3rd. Fora os conjuntos extras que as novas sub-espécies dos monstros de 3rd possuem: Tipo o Stigam Zinogre
(uma versão totalmente negra de Jinouga, com elemento dragão) Rust Duramboros, Hallowed Jhen Mohran (versão aparentemente "cristalina" de Jhen Mohran), entre outros.

Tirando o visual, e o equipamento, também percebi muito mais interação com o habitantes do vilarejo de Mooga, do que as versões do PSP. No Portable 3rd, a história principal resume-se num Hunter, que aparentemente viajava pelas redondezas de Yukumo, e acaba por ser surpreendido por Jinouga: o Lendário Logo Reluzente. Hostil e muito perigoso, as noites em Yukumo Village ficaram menos movimentadas graças a nosso lobo elétrico. Principalmente as noites de lua cheia!
Após caçar a ameaça uivante, você se torna um herói em Yukumo, ganhando muitos méritos de todos os moradores de lá, e então a história termina aqui, conforme você continua a jogar e pular para as quests da Guilda, o enredo termina nessa vitória.
Embora após terminar com Jinouga, as Quests da vila continuem, o enredo é bem curto, e basta terminar as Key Quests dentro dos níveis das estrelas, que você chega ao final.
Mas em 3 Ultimate, agora não só temos um por que do Hunter estar lá, como também temos de cumprir certas metas, estabelecidas dentro do novo sistema de "Upgrade" da vila.
Vamos entrar em detalhes, pra explicar os sistemas dos dois jogos?
D. Island - P3rd
Em Portable 3rd, nós obtemos Yukumo Points, que podemos gastar para melhorarmos nossa farm.
Eles servem basicamente apenas para este objetivo. E nós conseguimos esses Yukumo Points coletando determinados recursos naturais
das Quests - como o Yukumo Bamboo, Golden Eggs, Royal Rhino, White Liver e outros itens.
Agora, no MH 3Ultimate, nós temos um sistema mais sólido para melhorarmos não só a Farm, como também outros fatores de Mooga.
Temos os chamados Resources Point - ou Pontos de Recursos. Você obtém estes pontos, quando visita Mooga Woods", que representa o cenário de D. Island. Neste ponto, nós acessamos D. Island pelos portões da área 1 - inclusive
D. Island - 3U
uma espécie de "quintal" de Mooga, chamado de "
acho que é até visível em P3rd o porto de Mooga, por as toras do portão fechado.
Quando acessamos o cenário por Quests, no entanto, o portão, que fica aberto quando vamos via Mooga Woods, esta fechado, e nosso ponto de partida é no acampamento mesmo.
Quando obtemos esses Resorces, recebemos uma certa quantia de itens raros, como recompensa, que podem ser utilizados por certos "serviços" como pesca ou cultivo de plantas/cogumelos e insetos na Farm. Utilizamos estes Resorces, principalmente como "moeda" para pagar por estes serviços também. Agora, por exemplo, não temos mais que ir em cada tipo de recurso, como fazíamos no 3rd, recolhendo as ervas plantadas nos Slots de terra, retirando o mel das caixas, recolhendo as redes de peixes da água, ou recolhendo os besouros da rede do criadouro.
Todos os recursos são meio que "gerenciados" por uma pessoa, que é por onde recolhemos tudo de uma vez. No caso da Farm, é um senhorzinho que é tipo um "encarregado" dos Felyns, que trabalham na lavoura, na cabana de Cogumelos etc. Falando com o Senhorzinho, colhemos tudo o que esta sendo produzido na Farm - e claro, "pagamos" por estes serviços com Resurses.
Os peixes, agora, são pescados por pescadores, e gerenciados por uma senhora, na Vila de Mooga. Você pode liberar áreas de pesca e exploração dos pescadores conforme cumpre com as "Resorce Quests", que vamos falar mais adiante, e paga com Resorce Points. Ainda é possivel utilizar itens para melhora na colheita
das fazendas, como tínhamos antes, com os Worms, ou Dungs, mas melhorado, podemos utilizar fertilizantes de caixa, sementes estimuladoras, no caso dos barcos também usamos iscas para pegar mais peixes, obter itens raros e afins.
"Senhorzinho"

Vamos falar das Resorce Quests? Temos um habitante do Vilarejo chamado "Junior", que é o filho do Chief da vila, que coordena a demanda de recursos que você coleta em  Mooga Woods, para a economia local do Porto.
As Resorce Quests, são nada mais que Quests que os habitantes do vilarejo pedem para que sejam liberados melhorias nos seus serviços. Por exemplo, o ferreiro
pode pedir uma certa Quantidade de Resorce Points, junto com alguns Machalite Ore, Iron Ore e Red Coral Stones, para ampliar as armas e melhorias nos equipamentos
fornecidos para vila. Todos os membros da comunidade de Mooga podem pedir Quests, que fazem um "Upgrade" nos seus serviços.

Agora, temos então a ultima grande mudança do game MH P3rd e MH 3Ultimate.
Os Monstros!
Sim, agora eles estão basicamente melhorados na questão da IA.

Todos, de forma geral estão mais inteligentes, logo de cara ja contam com todas suas habilidades natas, diferente de Portable 3rd, que nos apresenta cada um deles num
nível "mamão com açúcar", pra depois realmente mostrar do que o bixo é feito nas Quests de HR.
Isso devolve a dificuldade que "roubaram" de P3rd, e faz as quests serem mais divertidas: pois os monstros agora parecem mesmo que estão lutando com você, não apenas
atacando o ar ou se esperneando, como alguns antes parece que faziam.
Reagem bem aos seus movimentos, alguns sabem bem encaixar combos, e a estratégia que tínhamos antes para alguns deles, desenvolvidas no P3rd, agora serão quase inúteis.
Isso é muito bem vindo, visto que matar os mesmos monstros de novo poderia parecer massante.

Bem, no final das contas, muita coisa nova vem para incrementar um jogo já muito competente e divertido.
Não vamos entrar em mais detalhes, para o artigo não virar um livro (mas estamos quase lá =P) e caso aja a necessidade, poderemos falar disso em posts futuros.
Mas a questão final é: a tendência de MH é realmente melhorar, acada game lançado.
De muitas formas a Capcom capricha e leva em conta a grande expectativa dos fãns da série.
E, talvez com tanta originalidade e desafio propostos, isso afastou alguns gamers das caçadas, e entre uma boa parcela de gamers, Monster Hunter é jogo de louco.
Claro que é jogo de louco. Louco por Games de verdade! E é isso o que Portable 3rd e 3 Ultimate são!
Se você, jogador de MHP3rd ainda tem dúvidas se deveria migrar para a nintendo, por opção para o portátil 3DS, para jogar MH3U, esta é realmente uma dicisão
pessoal. Mas com certeza, não te trará arrependimento algum!
MH3 Ultimate, e MH3 Portable 3rd, são grandes Titãns, que se completam!

Vale a pena também conferir a comparação de Monster Hunter 3 ~ Tri em relação a Ultimate, feita n'O Gamer. Um abraço a todos!



Unknown Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

2 comentários:

  1. Eu ainda não peguei a versão ultimate para jogar, mas já joguei o 3rd e o FU, e comparando os dois o 3rd deixa de desejar nas batalhas, pq o que achei mais foda no jogo foi as Quest's colossais que davam uma emoção muito boa quando se jogava

    A série monster Hunter é boa, mas ai falta um pouco de variedade para ficar mais interessante para se jogar.
    Mas vou tentar ver a versão ultimate para ver se traz a velha emoção do MHFU

    ResponderExcluir
  2. Olha SoldierJVX, para quem esta acostumado com a 3ª geração, esse MH3U pode ser uma boa opção. Ele traz um sistema mais rico, mais explorável, e com conteúdo tão lapidado quanto possível. As batalhas aquáticas fazem toda diferença, e valem muito a pena serem conferidas!
    Como dito, os monstros estão mais inteligentes, e o nível de dificuldade das Quests volta a chegar ao G-Rank. As novas sub-especies que voltam pra 3ª geração, junto com as novas, também promete melhorar a experiência de Hunter mais experientes contra os mesmos monstros de sempre, fora os equips que cada um pode gerar.
    Acho que o título pro jogo tudo sobre a proposta dele Monster Hunter 3 "o Ultimato".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...