sexta-feira, 5 de setembro de 2014

[Guia Prático para Jogar Tekken] # 0 - Mexe que Mexe! - Movimentação


Eae, beleza?

Bom, antes de começarmos a aprender as técnicas básicas que compões um bom gameplay de Tekken, precisamos entender bem alguns fundamentos.
Por isso, começaremos do Zero: literalmente!



Primeiro de tudo, existem alguns fundamentos que regem todos os jogos. Como diminuir a velocidade antes de uma curva fechada, num jogo de corrida. 
Em jogos de luta, acredito que a primeira coisa que um jogador precisa entender antes de sair distribuindo pancada, é o posicionamento.
Mas ANTES de saber posicionar seu personagem na tela, você precisa aprender a se MOVIMENTAR bem.

Por isso, antes de tudo, você precisa reservar um tempo no seu Round, seja num Versus ou no Practice (recomendado) para se certificar de que sabe mexer seu boneco para todos os ângulos possíveis.

Movimentos importantes para decorar

Todos os movimentos básicos (andar para frente, andar para traz, abaixar, pular) são importantes numa luta.
Até por que seu adversário pode usar qualquer artifício contra você. E, se eles estão ali, é para ser usados.
Mas os movimentos mais importantes no calor de uma batalha, são os seguintes:
  • Recuar
  • Avançar
  • Esquivar
Vou explicar cada um:

Recuar

Recuar é importante por que aumenta o espaço que existe entre seu boneco e o do adversário.
São muitas as situações que vão te obrigar isso: golpes de curto alcance geralmente podem ser evitados com esse simples movimento! "Agarrões" - que são golpes onde você precisa estar numa distância corporal muito curta para serem efetuados - também são facilmente evitados dessa forma. 
Ah, lembre-se de que recuar, é um movimento, portanto é uma forma de se livrar destas e outras situações que mencionei sem precisar golpear!
 - "Eu poderia me livrar dessas situações, por exemplo um combo de 2 socos, dando um chute na cara do inimigo!" - talvez o carinha cabeção ali pergunte.
Acontece que todo ataque que você efetua, te deixa vulnerável caso de alguma forma não acerte. Não se esqueça que, dependendo do golpe, o adversário ainda consegue tempo pra se defender. Ou até se esquivar do seu golpe.
Existe também uma configuração em que você consegue tirar um minimo de life do adversário mesmo quando ele defende (chamado Defense Damage, lá pelos Game Options).
Então, evitar de um golpe movimentando-se não irá te comprometer - pelo contrário, abrirá oportunidade para contra-ataque.
Aprenda a dar os "Dois toques para tráz" para evitar ataques do adversário sempre que possível. Isso também irá treinar seu olho, para poder calcular distâncias e poder se posicionar de forma segura.

Lembre-se: Movimentos de esquiva não comprometem seu personagem !

Avançar

"Dois toques para frente" fazem seu boneco dar um solavanco (dash) para frente.
Por que isso é importante? Afinal é um movimento que diminui o espaço entre seu boneco e o adversário.
Bom, primeiramente esse é um movimento agressivo. Existem golpes somados a esses comandos muito importantes e úteis pro calor de uma batalha.

Chegar mais perto do inimigo é preciso para se efetuar "agarrões" quando houver brecha; dar aquele "chutinho" no desgraçado que acabou de cair no chão, se aproveitando da situação vulnerável dele; ou até mesmo não deixando espaço para ele, quando, por exemplo, você atingiu um golpe que lançou-o com tudo para frente. Essa distância toda daria tempo para o ele levantar, se recompor, e partir para o contra-ataque!
Lembre-se: esse é um movimento agressivo, útil pra você se impor e pressionar o oponente.

Esquivar

Os fundamentos de movimentação dados até agora se aplicam a qualquer jogo de luta que suas mãos destrutivas pegarem.
Porém, apenas os jogos de luta 3D possuem essa opção de esquiva pelos lados.
Ou seja, você se movimenta, literalmente, para esquerda ou para direita, em relação ao seu oponente, apertando duas vezes (rápido) o para baixo, para ir para direita (ou esquerda dependendo do seu lado na tela), ou duas vezes para cima para ir para esquerda (ou direita dependendo do seu lado na tela).


Por que é útil?
Um chute direto, certeiro, dado para frente indo acertar o meio da sua cara. Você não previu aquele golpe, não da tempo de defender. Tentar cancelar esse golpe com outro golpe está fora de cogitação. Ir para traz pode no máximo diminuir algum dano, e se ir pra frente vai beijar a sola do pé do cara. A Esquiva é a sua ultima opção!
Pois ela, além de tirar o boneco da direção do golpe, faz com que ele ligeiramente se abaixe, o que faz com que você tente sair o máximo possível do alcance do inimigo a tempo.

Não estou dizendo aqui que você deve usar a esquiva para sair de todo e qualquer golpe do adversário.
Mas, por via de exemplo, é comum outros jogadores de Tekken, após de acertar um belo golpe e lançar você longe, vir correndo para encaixar uma voadora ou outro golpe qualquer semelhante.
A esquiva lateral é ótima para vazar seu boneco desses ataques de trajetória fixa (ataques bem diretos) de forma segura, e lhe dá a vantagem de poder completar com um contra-golpe, que com certeza irá desconcertar o oponente.

Considerações finais


Como um todo esses são os movimentos que você precisa dominar.
Não sei se fui convincente e claro o suficiente para te mostrar a importância disso, mas é algo que faz a diferença numa partida.
Jogadores que não sabem se movimentar, que ficam presos "no seu quadrado" geralmente não conseguem aproveitar bem brechas, nem sair de situações arriscadas.

Por isso lembre-se que Recuar de ataques de curto alcance é uma boa alternativa, Avançar contra seu inimigo é para impor seu jogo, pressioná-lo sem deixar ele fugir de você, e Esquivar quando seu oponente faz aquele golpe escancarado que arrancaria o olho fora da cara se acertasse, fique no vácuo - e de quebra você ainda poderá contra-atacalo.

Espero ter conseguido ser claro e ajudado a todos.
Qualquer dúvida deixe nos comentários!

Se já estiver manjando dos passinho, da uma olhada na próxima lesson!

# 1 Nem lá, nem cá! - Posicionamento e Distâncias

Unknown Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...