sexta-feira, 13 de julho de 2012

Game Music # 11 - Survivor Itense



Zerei Resident Evil 4 faz um semana (puxa, mas agora você me vai zerar o negocio, depois de tantos anos Fernando?..sim, infelizmente só agora tive a oportunidade de jogar..) e, bem, algumas músicas tem ganhado algum destaque para mim.
Antes de falar sobre a trilha sonora do GM de hoje, gostaria de fazer alguns comentários sobre o game. Primeiramente sobre a campanha do Leon. Sim, este quarto episódio, considerado um "Spin Off" da série por fujir dos conceitos pré instituídos pelos jogos anteriores, com zumbis burros e lerdos, em locais fechados e em hordas desanimadoras. Leon combate uma quantidade muito maior de zumbis, que vem para cima, e quando chegam perto de você, as vezes param, e enquanto tentam parecer ameaçadores, você já esmigalhou pelo menos alguma parte, senão por inteiro, do pobre Ganado. Pensando no arsenal grande, com capacidade para Tune Up de armas, zumbis dropando munição e itens, pouca perseguição e muito massacre, senti que o desafio de Leon foi um pouco manjado. Os inimigos estão num patamar muito abaixo do seu, em relação ao seu potencial contra eles. Chegam a ser banalizados, tamanho a sua capacidade de trucidá-los. A quantidade grande e frequente de munição, aumenta ainda mais sua vantagem em relação aos inimigos. Acho que Leon acaba sendo uma ameaça maior para os Zumbis do que eles mesmos deveriam ser para O Forasteiro
Já na campanha da Ada Wong, o temos? Haa, uma mulher com bom gosto, usando um vestido que ressalta suas formas, deixa a mostra bastante pele - o que passa uma sensação de bastante fragilidade; armas estilosas mas não customizáveis; a nuvenzinha que fazia chover balas para Leon foi soprada para longe, e a munição esta bem mais escassa. Poucos itens medicinais (ou pelo menos o suficiente para deixar um Medium-Noob como eu andando com a barrinha de Life no amarelo por algum tempo..), inimigos bem fortes e em quantidades maiores, mais frenéticos, aparente melhor posicionados; horas em que o uso de granadas é contado..enfim, o ritmo de campanha é diferente. Lógico que isso é proposital, pois após se ter fechado o jogo com Leon, espera-se que a experiência que o jogador ganhou no mínimo o preparou para um desafio um pouco mais survivor. Esta, acredito, seja a palavra que define a campanha de Ada, e que por fim, deveria ser o foco de R.E 4. Momentos de aflição, desespero, inimigos correndo atras de você, mais rápidos, mais fortes, em maior número e, por que não, melhor armados? Escudos, Bastões-Elétricos, Bestas, Clavas, e até Metralhadoras-Giratórias. Não é difícil morrer com Ada, o que não foi o caso com Leon. Acho que a sensação que a campanha com Ada me passou foi esta mesmo. Desvantagens em relação ao inimigo, que o forçam a fazer BOM uso dos recursos que o jogo lhe oferece como defesa, e não esbanjá-los no estilo Chuck-Norris. Mas mesmo assim, a campanha com Leon também foi muito boa. Faz você adquirir algumas habilidades, de forma mais leve, eu diria, que as que adquiri com Ada. Me vi obrigado a meter chute em vários zumbis para não desperdiçar as balas da Shotgun, usei muito mais a faquinha neles quando caiam, momentos de desespero com a TMP atirando de um lado para o outro também estiveram mais presentes, e tal. 
Mas agora é que chego no climax deste post. As músicas. Alucinantes, empolgantes, e ao mesmo tempo, fazem você sentir mais desespero, correr mais, vasculhar tudo com muito pouco tempo, fazem vir a sua mente o inferno e o caos que o jogo tem, e que você não viu até agora com Leon, graças a cobertura de Ada, nos bastidores. Podemos dizer que Ada teve muito mais trabalho que Leon, e vemos isto no esforço que ela fazia em não ficar a vista, ao mesmo tempo em que também era perseguida por camponeses, religiosos maníacos, soldados e afins. Esta é a música que eu escutei jogando ontem o Chapter 4, primeiro em um túnel todo destruído, e depois numa espécie de Cais, com zumbis, metralhadoras, canhões e hordas de zumbis que demoram para morrer. Enfim, BEM mais desafiador. Espero que gostem da OST abaixo, pois me deixou bem mais imerso no gameplay, e ao mesmo tempo com nostalgia dos momentos de desespero encontrados nos títulos anteriores.


Se você gostou da trilha, que tal comentar?~_^
Unknown Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria, parabéns!!
    Concerteza a campanha da ada é mais froida, mas vms ver como o re 6 vai ficar melhor q o 4

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...