Olá!
Bom, hoje vou falar
sobre esse título, disponível na eShop, que comprei para o N3DS.
coisas disponíveis
aqui no Blog.
Ficamos um tempinho
sem novidades, não?
Bem, isso irá
mudar. Acho que nosso conteúdo, que você já esta acostumado a ver por aqui, é
um pouco diferente dos outros, no sentido de comentarmos sobre os games e seus
elementos, meio que independente de qualquer tendência ou influência da
atualidade. Claro que nós aqui não discriminamos nenhuma plataforma ou estilo
de jogo. Não temos muita coisa sobre FPS por exemplo (em
relação a outros Blogs) mas temos, e gostamos dos jogos que estão por ai.
Temos algumas coisas também sobre simuladores, e até RTS. Mas nosso
foco maior é no que estamos, definitivamente, jogando no momento. E as vezes,
comentamos sobre experiências passadas, que por algum motivo relevante são
trazidas a tona.
Bem, nosso
diferencial está nisso. Muitos blogs geram conteúdo a partir do que a mídia
propaga,
as vezes
objetivam-se a informar e notificar, com "news" infindáveis, as vezes
até repetidas,
e que, depois de
certo tempo, meio que não servem pra muita coisa. Ou seja, seu conteúdo acaba
meio que sendo "Descartado". Afinal, uma notícia, não é mais noticia
depois de um tempo ou até quando todos já ouviram falar sobre mais de uma vez.
Então, vamos nos
esforçar, por aqui, pra trazer um conteúdo em que, não importa por quem, ou
quando
ele seja consumido,
sempre estará fresco e interessante.
Então, estou
animado com o que estamos pra começar a fazer daqui pra frente, e feliz com o
trabalho
até agora
realizado.
Temos ótimos jogos
para falar. E também outros que já falamos.
Assim, você pode
pegar nossas matérias quentinhas no forno^^.
Bem, então, vamos falar de Soul of Darkness?
Jogo desenvolvido
pela Gameloft, baseado, em muitos aspectos em Castlevania.
O Game possui um
visual muito bonito, gótico e sombrio, introduzido belamente por Castlevania
Symphony of
The Night. A atmosfera
vampiresca esta muito presente, no design dos personagens,
no History
Board e no formato de jogo.
Ele segue o mesmo
estilo plataforma que Castlevania. Porém, o game tem como diferencial sua
linearidade, e puzles que
pedem o uso sábio das magias e armas adquiridas.
Digno de nota,
porém, é a possibilidade de realizar Combos, bem empregados nesse
formato de jogo, e que podem ser estendidos conforme se ganha experiência.
Também existe um acerto crítico, onde o
personagem realiza um movimento de
finalização diferente para cada arma.
Durante os
primeiros momentos, verá que o sistema geral dele é bem simples.
Você possui 3
barras principais: Verde - HP / Azul - MP / Roxo - Exp.
Bem, o HP representa sua vida, MP você consome ao utilizar as magias, e Exp você utiliza ao
evoluir os
atributos de cada arma.
O game traz,
inicialmente, 2 armas básicas. Uma Espada de Fogo, e uma Lança
de Gelo.
Cada uma delas
possui um conjunto de combos, e habilidades únicas, interagindo com puzles e
outros elementos do
cenário. Super bacana.
Por exemplo, a
espada de fogo permite que você acenta toxas, que iluminam ambientes cavernosos
e obscuros, até
mesmo sendo úteis contra alguns inimigos.
A Lança de gelo, em
contra partida, pode congelar gêizeres, e fontes dágua.
Cada Arma, possui 4 atributos: Power, Combo, Critical, Magic.
- Power: O dano que a arma causa.
- Combo: Número de golpes na sequência da arma.
- Critical: A taxa de acerto crítico da arma.
- Magic: Faz um Upgrade na magia concedida pela arma.
No caso, a Espada
de fogo concede uma magia com ataque de área. E A Lança de Gelo, dispara
uma lança útil para
atingir adversários a distancia - inclusive pode ser usada para acessar
lugares mais altos.
Os inimigos do
jogo, também lembram muito Castlevania.
Um elemento único,
porém, são gemas que permitem Kale se transformar em um tipo de inimigo comum ao cenário, e
utilizando suas habilidades: como andar sobre a água, nadar, escalar paredes ou teto,
etc..
Soul of Darkness possui um enredo extremamente clichê,
que você pode concluir o final logo nos primeiros
diálogos do jogo - mas, acredito que o foco do game realmente não é a história.
Apesar disso, o game é totalmente
linear, as fazes não foram desenhadas para serem exploradas da mesma forma que Castlevania,
ao contrário, fazem o estilo padrão de "caminho que chega ao seu
objetivo".
Dentro do design,
como ja citado, há muitos puzles, bem feitos, nada muito difícil, mas
interessante.
Outra coisa legal,
são umas cabanas que você encontra. Nelas, você pode tirar uma foto real com a
câmera do Nintendo 3DS/DS,
onde, se a cor predominante da foto for Verde, Azul, Roxo,
você ganha
pontos para a barra
da cor correspondente: Verde-HP, Azul-MP, Roxo-Exp. Nada tão glorioso, mas
não deixa de ser
diferente.
O jogo,
infelizmente não conta com um bom atrativo sonoro. Tanto sua OST,
quanto os efeitos
sonoros são bem
pobres, e me pergunto se isso se deve ao sempre fraco hardware sonoro
que os portáteis da
nintendo costumam ter.
As fazes são bem
interessantes, e podem intreter por algum tempo, mas infelizmente a campanha
é bem curta. Após o
zeramento, você ainda pode jogar no modo Hard, para poder Upar os
atributos
de suas armas até o
Full, e tentar rejogar o game com uma dificuldade um pouco maior - sendo o modo
normal já bem fácil. Acho que só aparece uma quantidade um pouco maior de
monstros, com um HP também mais cheio.
Em suma, Soul
of Darkness é um bom game para quem gosta do estilo de Castlevania.
Claro que ele não
se compara com a obra original, mas traz um outro olhar sobre os mesmos
elementos, e vale a
pena ser jogado.
Esta custando
$ 4.99 dólares na eShop Americana.
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