segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Análise [SOUL OF DARKNESS]


Olá!

Bom, hoje vou falar sobre esse título, disponível na eShop, que comprei para o N3DS.
Mas antes, gostaria de fazer alguns comentários sobre nossas MatériasAnalises e outras
coisas disponíveis aqui no Blog.
Ficamos um tempinho sem novidades, não?
Bem, isso irá mudar. Acho que nosso conteúdo, que você já esta acostumado a ver por aqui, é um pouco diferente dos outros, no sentido de comentarmos sobre os games e seus elementos, meio que independente de qualquer tendência ou influência da atualidade. Claro que nós aqui não discriminamos nenhuma plataforma ou estilo de jogo. Não temos muita coisa sobre FPS por exemplo (em relação a outros Blogs) mas temos, e gostamos dos jogos que estão por ai. Temos algumas coisas também sobre simuladores, e até RTS. Mas nosso foco maior é no que estamos, definitivamente, jogando no momento. E as vezes, comentamos sobre experiências passadas, que por algum motivo relevante são trazidas a tona.
Bem, nosso diferencial está nisso. Muitos blogs geram conteúdo a partir do que a mídia propaga,
as vezes objetivam-se a informar e notificar, com "news" infindáveis, as vezes até repetidas,
e que, depois de certo tempo, meio que não servem pra muita coisa. Ou seja, seu conteúdo acaba meio que sendo "Descartado". Afinal, uma notícia, não é mais noticia depois de um tempo ou até quando todos já ouviram falar sobre mais de uma vez.
Então, vamos nos esforçar, por aqui, pra trazer um conteúdo em que, não importa por quem, ou quando
ele seja consumido, sempre estará fresco e interessante.
Então, estou animado com o que estamos pra começar a fazer daqui pra frente, e feliz com o trabalho
até agora realizado.
Temos ótimos jogos para falar. E também outros que já falamos.
Fiquem ligados, e pra não perder os próximos posts, curta nossa página no Facebook/Google+.
Assim, você pode pegar nossas matérias quentinhas no forno^^.


 Bem, então, vamos falar de Soul of Darkness?
Jogo desenvolvido pela Gameloft, baseado, em muitos aspectos em Castlevania.
O Game possui um visual muito bonito, gótico e sombrio, introduzido belamente por Castlevania
Symphony of The Night. A atmosfera vampiresca esta muito presente, no design dos personagens,
no History Board e no formato de jogo.

Ele segue o mesmo estilo plataforma que Castlevania. Porém, o game tem como diferencial sua 
linearidade, e puzles que pedem o uso sábio das magias e armas adquiridas.
Digno de nota, porém, é a possibilidade de realizar Combos, bem empregados nesse formato de jogo, e que podem ser estendidos conforme se ganha experiência. Também existe um acerto crítico, onde o
personagem realiza um movimento de finalização diferente para cada arma.
Durante os primeiros momentos, verá que o sistema geral dele é bem simples.
Você possui 3 barras principais: Verde - HP / Azul - MP / Roxo - Exp.
Bem, o HP representa sua vida, MP você consome ao utilizar as magias, e Exp você utiliza ao
evoluir os atributos de cada arma.
O game traz, inicialmente, 2 armas básicas. Uma Espada de Fogo, e uma Lança de Gelo.
Cada uma delas possui um conjunto de combos, e habilidades únicas, interagindo com puzles e
outros elementos do cenário. Super bacana.
Por exemplo, a espada de fogo permite que você acenta toxas, que iluminam ambientes cavernosos
e obscuros, até mesmo sendo úteis contra alguns inimigos.
A Lança de gelo, em contra partida, pode congelar gêizeres, e fontes dágua.
Cada Arma, possui 4 atributos: PowerComboCriticalMagic.
  • Power: O dano que a arma causa.
  • Combo: Número de golpes na sequência da arma.
  • Critical: A taxa de acerto crítico da arma.
  • Magic: Faz um Upgrade na magia concedida pela arma.

No caso, a Espada de fogo concede uma magia com ataque de área. E A Lança de Gelo, dispara
uma lança útil para atingir adversários a distancia - inclusive pode ser usada para acessar
lugares mais altos.
 
Os inimigos do jogo, também lembram muito Castlevania.
Um elemento único, porém, são gemas que permitem Kale se transformar em um tipo de inimigo comum ao cenário, e utilizando suas habilidades: como andar sobre a água, nadar, escalar paredes ou teto, etc..

Soul of Darkness possui um enredo extremamente clichê, que você pode concluir o final logo nos primeiros diálogos do jogo - mas, acredito que o foco do game realmente não é a história.
Apesar disso, o game é totalmente linear, as fazes não foram desenhadas para serem exploradas da mesma forma que Castlevania, ao contrário, fazem o estilo padrão de "caminho que chega ao seu objetivo".
Dentro do design, como ja citado, há muitos puzles, bem feitos, nada muito difícil, mas interessante.
Outra coisa legal, são umas cabanas que você encontra. Nelas, você pode tirar uma foto real com a
câmera do Nintendo 3DS/DS, onde, se a cor predominante da foto for VerdeAzulRoxo, você ganha
pontos para a barra da cor correspondente: Verde-HPAzul-MPRoxo-Exp. Nada tão glorioso, mas 
não deixa de ser diferente.

O jogo, infelizmente não conta com um bom atrativo sonoro. Tanto sua OST, quanto os efeitos
sonoros são bem pobres, e me pergunto se isso se deve ao sempre fraco hardware sonoro
que os portáteis da nintendo costumam ter.


As fazes são bem interessantes, e podem intreter por algum tempo, mas infelizmente a campanha
é bem curta. Após o zeramento, você ainda pode jogar no modo Hard, para poder Upar os atributos
de suas armas até o Full, e tentar rejogar o game com uma dificuldade um pouco maior - sendo o modo normal já bem fácil. Acho que só aparece uma quantidade um pouco maior de monstros, com um HP também mais cheio.

Em suma, Soul of Darkness é um bom game para quem gosta do estilo de Castlevania.
Claro que ele não se compara com a obra original, mas traz um outro olhar sobre os mesmos
elementos, e vale a pena ser jogado.

Esta custando  $ 4.99 dólares na eShop Americana.

Unknown Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

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