terça-feira, 9 de setembro de 2014

[Guia Prático para Jogar Tekken] # 1 Nem lá, nem cá! - Posicionamento e Distâncias


Eae pessoal.
Tudo certo com vocês?

Estão gostando no nosso guia? Bem, ainda é cedo pra falar sobre o andamento geral do mesmo, ainda por que não atingimos o nosso clímax - aprender a jogar Tekken decentemente!

Mas antes de aprender as técnicas mais básicas - como os que abordaremos na "lesson" de hoje - foi preciso primeiro estabelecer um conceito muito importante: a da movimentação.
Caso ainda não tenha lido, corre lá por que é importante saber, com mais detalhes e aplicações do recurso, para prosseguir com nosso guia.

Já tinha lido? Bom, então vamos recapitular de leve: movimentar-se é importante para saber como se posicionar.
Lembra dos principais movimentos? 

Recuar - utilizado para aumentar a distância entre seu boneco e o do seu adversário, que é útil para evitar golpes e "agarrões".
Avançar - utilizado para diminuir distâncias ao longo da luta, que lhe garante mais alcance de golpes, oprime o oponente e impede que ele ganhe espaço/tempo para se recompor.
Esquivar - alguns golpes podem ser esquivados com um movimento lateral (esquerdo e direito) - o que abre espaço para um contra-ataque efetivo.

Agora, vamos analisar a imporância do posicionamento dos personagens no ringue, bem como saber calcular distâncias para acertar diferentes tipos de golpes.

Distâncias

Essa dica é uma das que você vai poder usar em qualquer jogo de luta - seja 2D ou 3D.

Eu iria ainda mais longe - alguns jogos com combate físico (curto alcance), possuem um sistema de hitbox, que nada mais é do que uma área de dano que é aplicada ao movimento de ataque.
Ou seja, para atingir o inimigo, precisa-se que você chegue perto dele para que seu golpe o atinga. Mas... perto quanto? ai é que está o X da questão!

De modo geral, quando um golpe acerta seu adversário, significa que ele entrou na sua zona de ataque no momento em que você efetuou o golpe. Porém, depois que seu golpe acertou seu inimigo, a distância dele em relação a sua pode te expor igualmente a um ataque dele, pois você também está na sua zona de ataque.
Esse timing de vulnerabilidade que ocorre depois que você retorna de um soco, ou chute por exemplo, é o que nós chamamos de "brecha".

Portanto, saber até aonde seu chute, ou soco (ou golpe com espada) vai, pode te ajudar a calcular o quanto você precisa chegar perto do oponente para que atingi-lo - mas que não abra brechas para um contra ataque logo em seguida.
Até por que, socos ou chutes aparentemente descompromissados podem levar a sequências de combos bem introduzidos, mas que foram implantados numa brecha do seu próprio golpe.

Treine seu olho para calcular as distâncias dos golpes do seu personagem!

Para que seus golpes sejam bom sucedidos, então, saiba até onde eles vão, o quanto um chute ou soco vai, e não chegue perto demais para atacar. Geralmente isso é ruim. Alguns golpes mais elaborados, podem possuir boa área de alcance, mas podem te expor fatalmente a um contra ataque caso não tenha acertado. Treine bem seu olho para calcular as distâncias tanto de seus golpes, quanto do seu adversário.

Posicionamento

O bom posicionamento, significa saber o quanto você precisa ficar perto do seu inimigo, e quando.
Existe um tipo de personagem (principalmente em jogos de luta 2D) que pode lançar magias a distância.
Este tipo de ataque lhe da a vantagem de poder atingir seu adversário sem precisar se expor, ou seja, a distancia.
Também tem aqueles que possuem uma gama de "agarrões", que tem como principal vantagem, ignorar a defesa do alvo.
Porém necessitam que você se posicione bem em frente do alvo, quase tocando nele.

Para estes casos sitados acima, não é conveniente para um ataque a distância, que seu alvo esteja por perto - onde ele, escapando da sua magia, venha te atacar com um sorrizão no rosto.
Personagens que precisam estar bem perto do adversário pra agarrar, são quase inúteis se ficarem longe dos alvos - logo, você se tornará o alvo!

Assim, se você soube distinguir que a maioria dos ataques que seu personagem dá, necessitam que ele esteja a uma certa distância, curta ou longa, você precisa manter seu personagem bem posicionado, pois isso te dará mais segurança e permitirá explorar as opções que tem para atacar sem medo de ser feliz.

Aplicando tudo isso em Tekken

Depois de todos esses argumentos teóricos sobre distância de golpes e posicionar seu personagem, vamos aplicar esse bla bla bla na prática.

Em Tekken, a regra geral é utilizar as armas mais fatais que o corpo humano possui: seus braços e pernas.
Sabemos, portanto, que nossos braços são 'geralmente' mais curtos que as pernas.
Por isso, é mais fácil dar socos do que chutes na vida real. Socos são mais rápidos pois exigem menos movimentação do corpo para serem praticados. Porém, seu alcance, como dito é menor.
Chutar exige um movimento das pernas - que usamos para nos sustentar de pé - mais lento que o esticar de um braço em punho. Porém, o alcance do chute é maior, e de certa forma, é mais poderoso.

Portanto, se a arte marcial do seu personagem utiliza mais socos que chutes, saiba medir a distância dos golpes que você gosta ou aprendeu a soltar, e posicione-se de forma a atingir seu adversário. Mas tenha a expertise de se posicionar de forma segura, não ficar tão colado no seu adversário, pois ele pode - e irá - em algum momento encontrar sua brecha.
Um classico exemplo disso é o personagem Steve Fox - lutador de Box.

No caso dos chutes, Hoarang é um personagem que luta Taekwondo - arte marcial que explora muito chutes.
Seus golpes são geralmente rápidos, e podem acertar um adversário numa relativa distância. Para Hoarang, o adversário ficar longe vira um alvo fácil, ao mesmo tempo que o mantém distante o suficiente para que suas brechas fiquem protegidas. No entanto, como ele não tem uma gama tão eficiente nos socos, fica mais difícil contra-atacar caso o adversário fique próximo demais.

Sintetizando tudo

A primeira regra para se jogar Tekken é esta: saiba que socos e chutes possuem uma área de alcance, que você precisa estar bem ciente. São muitas artes marciais abordadas no jogo, e muitos estilos diferentes, portanto, vai precisar de um certo empenho para calcular o alcance dos golpes que você mais gosta ou utiliza.
Seguindo as características do seu personagem, posicione-se de forma a aproveitar bem o alcance dos seus ataques, ao mesmo tempo protegendo suas aberturas.

Dica: calcule a distância certa logo no começo dos round, para que no decorrer da luta você se policie, e ajuste seu posicionamento sempre que achar preciso..

É isso ai pessoal, esta primeira parte (que na verdade nem a primeira..) foi um pouco extensa, mas necessária.
Aplicando essas dicas, logo aquele seu brother manjador das piruleta, vai perceber que não ta conseguindo acertar os golpe, vai se sentir desconfortável e vai perguntar se você andou praticando.
Daí você responde que viu umas dica ae na net... e já passa pra ele o nosso link, demorou? xD


Firmou então, espero que tenha te ajudado!
Fique á vontade para fazer perguntas ou comentários!

Até a próxima,
Abraassssssss!!!!!!!!
Unknown Web Developer

Como todo desenvolvedor de softwares, com pouco auto-estima, vejo nos videogames algo que a vida real não mostra. Jogador veterano de Monster Hunter, RPGista entusiasta, e meio barulhento quando o assunto é Fighting Games, um ser vivo que consegue desperdiçar seu valioso tempo da melhor forma possível. O que como? Onde durmo? Daonde tira tantas ideias idiotas? Hoje, no Globo Reporter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...